Mundo

Em documento, OMS recomenda não usar hidroxicloroquina para tratar Covid-19

Em atualização da nota técnica divulgada nesta quarta-feira (27/01), a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a adotar forte recomendação contra o uso da hidroxicloroquina para tratamento de pacientes com a Covid-19, independente do tempo (mesmo de forma precoce) e da gravidade (casos leves ou graves) em que se encontram.

O documento, chamado Manejo clínico do COVID-19, fornece recomendações para serem aplicadas em pacientes com a doença. Também foram incluídas na recomendação contrária os medicamentos lopinavir/ritonavir e o remdesivir, droga utilizada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump enquanto ele esteve em tratamento. Já com relação ao uso de corticóides, o recomendado é que eles sejam ministrados apenas para pacientes graves ou em estado crítico.

A entidade sugeriu ainda que pacientes com Covid-19 que estejam em casa monitorem seus níveis de oxigênio com um oxímetro. O compra e o uso do aparelho deve ter acompanhamento médico. Também é importante observar se nele há o selo do  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Foto: EBC

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: