Amazonas

FMT: não há evidência alguma de que a cloroquina protege da Covid-19

O médico infectologista Marcus Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), afirmou categoricamente que o uso da cloroquina não tem se mostrado eficiente para evitar a contaminação ou mesmo impedir que a Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, evolua para casos graves. A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (15), via redes sociais, durante atualização dos casos do novo coronavírus no Amazonas.

“Estamos observando, tanto na literatura médica, quanto na prática, que o uso da cloroquina não tem evitado a evolução para quadros mais graves da Covid-19. Também não há evidência científica que a cloroquina vá impedir as pessoas de pegarem a doença”, alertou. O médico alega que as autoridades de saúde do Estado tem inclusive observado pacientes que já estão utilizando por conta própria a medicação e isso não tem impedido o avanço da doença. A FMT-HVD foi o primeiro instituto de pesquisa do Brasil a iniciar os testes com a substância no tratamento da Covid-19.

O infectologista afirmou ainda que a alta dosagem da cloroquina se mostrou extremamente tóxica e perigosa, principalmente para pacientes com problemas cardíacos. “Pacientes com quadros graves geralmente entram em sepse. Qualquer medicação que altere os batimentos cardíacos não são recomendadas, principalmente para quem possui problemas no coração. Por isso, nós estamos desestimulando o uso dessa medicação”, disse.

Apesar disso, o médico afirmou que o estudo com a dosagem mais baixa da cloroquina continua a ser feita nos pacientes com quadro mais grave internados no hospital que serve como referência no tratamento da Covid-19 no Amazonas, o Delphina Aziz, na zona norte de Manaus.

Lacerda afirmou, contudo, que existe uma ferramenta comprovadamente eficaz contra a Covid-19: não se expor. “Se as pessoas não saírem de casa, elas não poderão ser infectadas”, afirmou.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: