Amazonas

Câmara de Manaus deve homenagear pesquisadores boicotados por Bolsonaro

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) propôs nessa terça-feira (09/11/21), uma moção de parabenização a Adele Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), e Marcus Lacerda, médico infectologista, especialista em saúde pública da Fiocruz Amazônia. Ambos atuaram intensamente em estudos para o combate à Covid-19 no Amazonas.

Seus nomes foram colocados e depois retirados na última sexta-feira (05/11/21) na Ordem Nacional do Mérito Científico pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União”. Bolsonaro, como um dos maiores líderes negacionistas da pandemia, segue defendendo o chamado tratamento precoce contra a Covid-19, mesmo que seja consenso entre a comunidade científica internacional que tais medicamentos são ineficazes contra a doença.

Marcus Lacerda se destacou justamente por estar à frente de um estudo pioneiro que comprovou a ineficácia e os riscos do uso da cloroquina no combate à Covid-19. Por conta disso, ele e os pesquisadores que participaram do ensaio clínico foram perseguidos por bolsonaristas e chegaram a ser ameaçados de morte.

Mais tarde, o estudo se tornou referência internacional e foi publicado em abril deste ano no respeitado periódico científico internacional Jama. Os cientistas norte-americanos Stephan Fihn, Eli Perencevich e Steven Bradley avaliaram o artigo brasileiro em editorial na revista e acreditam que os resultados corroboram para as evidências crescentes de que, ao contrário do que se acreditava, a cloroquina não é eficaz no tratamento da Covid-19.

Adele Benzaken, ex-ministra da Saúde, se destaca por suas pesquisas no combate ao HIV, especialmente após ela promover uma cartilha voltada à saúde trans. À frente da Fiocruz Amazônia, esteve envolvida em estudos importantes sobre a Covid-19, como o que identificou novas variantes do vírus.

Com informações da Assessoria de Comunicação do vereador

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: