Sem categoria

Médica cotada para ministra da saúde defende leite materno contra sinusite

Cotada para assumir o Ministério da Saúde do Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus e defensora declarada do uso de cloroquina para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo patógeno, a médica paulista Nise Yamaguchi possui em seu currículo uma proposta no mínimo curiosa. O uso de leite materno no tratamento de sinusite em pacientes com linforma não-Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático. O link para o estudo da médica pode ser encontrado aqui.

Na publicação, de março de 2019, Yamaguchi afirma que, após consentimento informado e discussão com o comitê de ética, foi administrado soro de leite humano por via intranasal para uma paciente de 76 anos com linfoma não-Hodgkin, diagnosticada em 2007, que sofria de sinusite. Segundo a médica, a paciente observou melhora nos 15 dias seguintes.

Contudo, apesar do uso curioso do leite, Yamaguchi afirma que a paciente continuou utilizando tratamentos antibióticos frequentes, mesmo durante o experimento. Assim, o estudo não deixa claro se a melhora da sinusite aconteceu pelo leite ou pela simples resposta aos antibióticos. A própria pesquisadora afirma que este caso representa uma observação preliminar.

Yamaguhi é pesquisadora-docente universitária nipo-brasileira e médica com doutorado em oncologia e imunologia. No entanto, seu nome ganhou o noticiário por sua defesa do uso da cloroquina em sintonia ao discurso do presidente Jair Bolsonaro, também defensor do uso indiscriminado do medicamento, mesmo contra recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Federal de Medicina.

Suas entrevistas vêm sendo duramente criticadas pela comunidade científica porque ainda não há estudos científicos revisados que comprovem a eficácia da cloroquina no combate à Covid-19. Alguns inclusive mostraram que doses altas do medicamento não são recomendados por riscos cardíacos aos pacientes.

Foto: Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: