Em Destaque Notícias

Terroristas apoiadores de Bolsonaro levam caos a Brasília

Atualizada às 17h15

Milhares de extremistas de direita apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o prédio do Congresso Nacional na tarde deste domingo (08/01/2023) protestando contra a eleição e a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Em resposta ao ataque, Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até dia 31 deste mês.

O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa, soltando foguetes, depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa. Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.

As imagens mostram que poucos PMs que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa sem sucesso de conter os manifestantes que entoavam palavras de ordem golpistas. Uma parte das forças policiais, no entanto, não apenas cruzou os braços como também tirava fotos da baderna.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), exonergou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, que é ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro. Nas redes sociais, internautas suspeitam que a presença de Torres no governo do DF tenha alguma relação com os ataques de hoje.

Via redes sociais, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”. Ele acrescentou ter ouvido do Governo do Distrito Federal que o efetivo seria reforçado. “As forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, twittou o ministro.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou neste domingo (8) a imediata abertura de inquérito criminal para responsabilizar os envolvidos na invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília. O Fórum Nacional de Governadores ofereceu o envio de policiais para ajudar na recuperação da segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.

9 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: