O Congresso Nacional se reúne na próxima quarta-feira (26/04/2023) deverá ter a leitura do requerimento que pede a instalação da CPI mista para investigar os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, quando os prédios dos três Poderes foram depredados. Articulada por parlamentares bolsonaristas, a CPMI parte da premissa que o governo Lula se omitiu ou infiltrou agentes para causar os tumultos.
Editorial
Antes de mais nada: não há problema no Congresso Nacional instalar uma comissão para investigar um fato gravíssimo como esse. Na verdade, é o curso esperado de um parlamento democraticamente eleito. O problema está na justificativa e no perigo que ela representa para um futuro próximo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou quatro anos anunciando em alto e bom som que, se não vencesse as eleições, tentaria um golpe de Estado. Tentou. Antes disso, quis melar o processo eleitoral com a PEC do Voto Impresso. Usou a Polícia Rodoviária Federal para tentar impedir eleitores do Nordeste de votar. Reuniu embaixadores pra tentar desqualificar o sistema eleitoral.
Tudo isso agora é solenemente ignorado em nome de uma “teoria” que não encontra qualquer elemento comprobatório, que tem como único argumento um vídeo de um ministro manipulado por um repórter bolsonarista de um canal de TV altamente tendencioso. É claro que o objetivo dessa CPMI não é idôneo e é claramente desestabilizar o governo Lula. Principalmente levando em conta que seus articuladores são investigados por incitar os próprios atos que se propõe a investigar.
O que realmente preocupa é a quantidade de parlamentares dispostos a comprar esse discurso cínico. Já vimos em diversas ocasiões – a mais recente em 2016 – que quando o Congresso fica suscetível a esse tipo de maracutaia, tudo acaba muito mal. Se engolem esse argumento patético, não vai demorar a articularem um novo impeachment, mesmo depois de ignorar um presidente que cometeu toda sorte de crimes de responsabilidade durante uma pandemia que matou 700 mil brasileiros.
A democracia brasileira vem sofrendo ao longo dos últimos anos uma série sistemática de ataques e continuará sofrendo enquanto aqueles que conspiram contra ela continuarem livres e impunes. O mais absurdo disso tudo é que muitos deles conseguiram subverter a lógica e passarão de investigados a investigadores. E assim, passo a passo, pouco a pouco, a democracia brasileira vai se corroendo.