Entretenimento

Documentário sobre o QAnon estreia neste domingo na HBO

Série acompanha as forças por trás do QAnon, um movimento alimentado por teorias da conspiração envolvendo o ex-presidente dos EUA, Donald Trump

A HBO estreia neste domingo (21/03) Q: Into the Storm, série documental em seis partes dirigida por Cullen Hoback (Sujeito a Termos e Condições) e com produção executiva de Adam McKay (Sucession), que estreia com dois episódios consecutivos semanais neste domingo, às 23h.

Exibindo três anos de investigação mundial, a série acompanha a trajetória do cineasta Cullen Hoback em um labirinto para desmascarar as forças por trás do QAnon, um movimento alimentado por teorias da conspiração que cresceu em dimensão e significado político, mostrando sua evolução em tempo real e revelando como o personagem anônimo “Q” usa guerras da informação para operar na internet, atacar políticos e manipular o pensamento das pessoas.

Hoback teve um acesso sem precedentes à personagens cruciais, como Jim e Ron Watkins, a equipe de pai e filho por trás do site 8chan, o site “Q” originário. A série documental também explora a rivalidade deles com Fredrick Brennan, o criador original da plataforma, e exibe entrevistas com “Q-tubers”, “Q debunkers”, estrategistas políticos e jornalistas que acompanharam o movimento de perto desde que ele começou, em 2017.

A série analisa as conexões entre o QAnon, o ex-presidente Trump, políticos e ex-militares. Além disso, Q: Into the Storm explora também a influência do QAnon na cultura e na política norte-americanas, e investiga as consequências da liberdade de expressão sem limites que permeia os espaços mais sombrios da internet.

“Nada tira mais poder das teorias da conspiração e das mentiras do que revelá-las. E os três anos da imersão profunda de Cullen no mundo Q e nos espaços sombrios da internet nos trazem clareza e verdade exatamente quando precisamos delas. Eu mal posso acreditar que ele conseguiu isso”, diz Adam.

Por outro lado, Cullen Hoback afirma: “O poder do QAnon vem do seu anonimato e sigilo, então eu decidi desmascarar e desmistificar tudo, e tive acesso a figuras fundamentais ao longo de vários anos. O público pode ver sem filtro o que acontecia nos bastidores e descobrir as forças que levaram os adeptos mais fervorosos do Q a invadir o Capitólio.”

A série estreará na HBO e estará disponível via streaming na HBO GO.

Foto: Casa Branca

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: