Pandemia segue fora de controle no Hemisfério Norte

0

A pandemia do novo coronavírus segue fora de controle no Hemisfério Norte. Os novos casos de covid-19 na Europa dobraram em cinco semanas, levando a região neste domingo a superar a marca de 10 milhões de infecções totais, segundo dados da Reuters.

Apenas no mês passado, tanto América Latina quanto Ásia informaram mais de 10 milhões de casos totais em suas regiões. Os Estados Unidos sozinhos têm mais de 9 milhões de casos com o surto em rápida aceleração.

Enquanto a Europa demorou nove meses para registrar seus 5 primeiros milhões de casos de Covid-19, os 5 milhões seguidos foram relatados em pouco mais de um mês, segundo análise da Reuters.

Com 10% da população mundial, a Europa responde por cerca de 22% dos 46,3 milhões de infecções globais. Com mais de 269 mil mortes, a região responde por cerca de 23% do total de óbitos por covid-19 em todo o mundo, que já perdeu quase 1,2 milhão de vidas.

EUA

Os casos também continuam em crescimento nos Estados Unidos neste domingo (1º), com estados do meio-oeste vivenciando número recorde de hospitalizações, enquanto o vírus permanece no centro da campanha eleitoral a apenas dois dias para a eleição presidencial.

Quase 87.000 casos foram notificados no sábado, com 909 mortes e internações recordes pelo sexto dia consecutivo no Meio-Oeste, de acordo com dados da Reuters. Em outubro, 31 Estados estabeleceram recordes nos registros de aumento de novos casos, 21 para pacientes hospitalizados com covid-19 e 14 para aumento de óbitos.

O presidente Donald Trump, candidato republicano que busca a reeleição contra o democrata Joe Biden na próxima terça-feira, minimiza a ameaça do vírus e acusa os democratas de superdimensionar a pandemia que matou mais 230 mil americanos, mais do que qualquer outro país.

Biden e seus colegas democratas consideram Trump um mau líder que não conseguiu conter a Covid-19 nos Estados Unidos, que também lideram globalmente a média diária de novos casos.12

Com informações da Agência Brasil. Foto: Antonio Cartoni

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui