O link de consultas do Portal da Transparência do governo do Amazonas segue fora do ar deste a última terça-feira (30/03). A página tem como objetivo permitir que a população acompanhe o andamento dos gastos do governo e, assim, possa fiscalizar o destino dos recursos públicos.
Na última terça, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) afirmou ter retirado a página do ar após ter ocorrido uma “pichação” (troca da página inicial) no endereço eletrônico. No entanto, após terem sido realizadas averiguações a Prodam afirmou que não houve comprometimento de nenhum sistema ou dado sensível hospedado no Datacenter da Empresa.
Ainda assim, alegando medida de segurança e para realizar uma análise mais minuciosa do ocorrido, a equipe técnica da Prodam optou por retirar o site do ar. A previsão inicial era que ele estivesse disponibilizado novamente ao decorrer da última quarta-feira (31/03), no entanto, até a manhã deste domingo (04/04), quando esta matéria foi finalizada, a página ainda não havia retornado.
Vale ressaltar que o endereço https://www.transparencia.am.gov.br está disponível normalmente, mas o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), justamente a ferramenta que permite buscas e consultas de contratos e recursos do governo, segue fora do ar.
Questionada, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom-AM), não deu qualquer prazo e afirmou que “os serviços serão restabelecidos gradativamente ao longo dos próximos dias”.