Sem categoria

Carla Zambelli representa uma ameaça ao meio ambiente, afirma Greenpeace

Segundo a organização, toda a mesa eleita mostra a priorização do governo e de setores ruralistas em ocupar os cargos chaves no legislativo

A Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace lançou nota nesta sexta-feira (12/03) alertando para o perigo que representa a eleição da deputada Carla Zambelli (PSL/SP) presidindo a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (CMADS). A postura de Zambelli, extremista de direita alinhada ao bolsonarismo, representa, para a organização, uma ameaça direta ao meio ambiente. Ela foi eleita para o posto na última quinta-feira (11/03).

Segundo o Greenpeace, não só Zambelli, mas toda a mesa eleita – 1º Vice-presidente Deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), 2º Vice-presidente Deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS), e3º Vice-presidente Deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO) – mostra a priorização do governo e de setores ruralistas em ocupar os cargos chaves no legislativo. O objetivo, segundo a entidade, é impor uma agenda de fragilização e desregulamentação da proteção ambiental no país, que até então conseguia avançar em nível de executivo, a cargo de membros do executivo, como Ricardo Salles.

“Zambelli segue a cartilha de Salles e deve colocar para andar a boiada contra o meio ambiente em meio a pandemia, que até então estava restrita às canetadas do governo”, comenta Luiza Lima, Assessora de Políticas Públicas do Greenpeace.

Para a assessora, a composição dos demais membros da comissão indicam esmagadora presença de parlamentares ligados à bancada ruralista e aos interesses antiambientais do governo, que podem fazer avançar em tempo recorde medidas que promovem atividades predatórias como desmatamento, grilagem e garimpo.

“As florestas perdem com a atual composição da comissão de meio ambiente, que passa a servir diretamente aos interesses antiambientais do governo e dos setores que entendem como entraves as leis ambientais que cuidam da biodiversidade e do clima global”, declara Luiza.

Foto: Agência Câmara

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: