Amazonas

Abrasel articula reabertura de bares e restaurantes no Amazonas

Taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no Amazonas ainda é considerada alta, em torno de 80%

O governador Wilson Lima reuniu, nesta quarta-feira (03/03), na sede do Governo do Estado com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel) para debater demandas dos associados. A próxima reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 está marcada para sexta-feira (05/03) e, na oportunidade, o governador prometeu da Abrasel serão avaliados.

“Nós vamos reunir com o nosso Comitê, com representantes da Fundação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Planejamento e demais secretarias, para definir como é que a gente pode avançar nesse processo”, afirmou.

Com a queda de indicadores da Covid-19, o Governo do Amazonas autorizou, desde o último dia 22, o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes entre 6h e 16h. O delivery nesses casos está liberado até 22h e o drive-thru até 18h. Apesar disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI ainda é considerada alta, em torno de 80%.

O presente da Abrasel, Fábio Cunha, destacou o compromisso dos empresários e trabalhadores do setor no cumprimento das medidas para frear a proliferação dos casos de Covid-19. “Existem algumas empresas que não estão comprometidas com esses protocolos, mas a gente apoia que sejam exemplarmente punidas. Já está mais do que orientado o que se deve fazer: é o espaçamento das mesas, a capacidade tem que ser reduzida a 50%, o álcool em gel em todas as mesas, as máscaras sendo usadas pelos atendentes”, ressaltou.

No entanto, pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia, concluíram que mesmo todas as medidas de proteção possíveis não impedem a transmissão do novo coronavírus em bares e restaurantes. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Studies on Alcohol and Drugs (Jornal de Estudos Sobe Álcool e Drogas).

Fotos: Diego Peres/Secom

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: