Amazonas

FVS-AM admite erro na contagem de doses da CoronaVac

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lançou comunicado nesta quinta-feira (21/01) admitindo erro na contagem de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 atualmente em uso no Brasil. A vacinação em todo o Amazonas foi suspensa após problemas nos critérios de distribuição.

Isso porque na última terça-feira (19/01), a fundação afirmou em comunicado à imprensa que havia recebido o total de 282.320 doses do imunizante do Ministério da Saúde e reservado 60.407 doses para a segunda dose das pessoas vacinadas na capital e municípios da região metropolitana do estado.

No entanto, a FVS-AM afirmou que esse montante corresponde, na verdade, à reserva técnica (feita para casos em que há perda de material, como por exemplo de quebra de frasco ou contaminação) e às segundas doses dos municípios que não têm estrutura para receber as duas doses de uma vez só. A reserva técnica é equivalente a 5% e será entregue aos municípios.

A não utilização dessas 60 mil doses levantou questionamentos. Nas redes sociais, vários usuários afirmaram que tais vacinas haviam desaparecido. Entretanto, no comunicado da última terça, a separação desse lote já era previsto.

Excedente

A FVS-AM afirmou ainda que 25.440 doses foram levadas pela Força Aérea Brasileira diretamente para Tabatinga ainda no dia 18, em função de um acordo do Ministério da Saúde por causa da localização na tríplice fronteira.

No entanto, o quantitativo enviado à Tabatinga estaria acima do previsto para a cidade, que é de 21.783 doses e que a diferença (3.657 doses) seria devolvida e utilizada conforme quantidades pré-estabelecidas aos municípios.

Armazenamento

Segundo a FVS-AM, do total de 58 municípios já abastecidos, 33 receberam somente a primeira dose por não possuírem estrutura adequada para acondicionamento das vacinas. Essas doses estão sob guarda do órgão e serão entregues assim que as cidades concluírem a aplicação da primeira dose

Foto: Lucas Silva/Secom

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: