Mundo

EUA: com Republicanos acusados de fraude, mais de 10 milhões já votaram

Os eleitores norte-americanos já depositaram mais de 10 milhões de votos para a eleição presidencial de 3 de novembro, superando consideravelmente a votação antecipada de 2016 e levando a crer em uma grande participação, de acordo com dados compilados pelo Projeto Eleições dos EUA.

O aumento da votação antecipada ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus, que motivou uma disparada de votos antecipados presenciais e pelo correio, particularmente entre democratas.

O presidente republicano Donald Trump tem procurado plantar desconfiança a respeito da votação pelo correio, fazendo alegações infundadas recorrentes sobre uma fraude generalizada antes de sua disputa com o candidato democrata Joe Biden.

De acordo com os registros, quase 10,4 milhões de norte-americanos haviam votado em estados que relatam dados da votação antecipada, de acordo com o instrumento de informações eleitorais da Universidade da Flórida.

Para comparar, até 16 de outubro de 2016 cerca de 1,4 milhão de norte-americanos havia votado antecipadamente. O número de votos depositados em cinco estados – Minnesota, Dakota, do Sul, Vermont, Virgínia e Wisconsin – já superou em 20% o comparecimento total de 2016, informou o Projeto Eleições.

Fraude Republicana

Enquanto isso, o partido Republicano da Califórnia admitiu ter instalado mais de 50 urnas falsas de votação em cidades do estado, uma iniciativa que as autoridades locais disseram ser ilegal e uma fraude eleitoral. A denúncia foi divulgada no domingo (12) pelo jornal “The New York Times”. Segundo a publicação, as caixas de metal cinza escuro foram colocadas em Los Angeles, Fresco e Orange Country nas últimas duas semanas.

Um porta-voz do Partido Republicano, por sua vez, disse que a legenda continuará utilizando as urnas falsas, tendo em vista que as leis da Califórnia permitem que qualquer um entregue uma urna com votos, mediante a uma autorização.

Com informações da Agência Brasil. Foto: Tia Dufour

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: