Amazonas Entretenimento

Covid-19: governo confirma aumento de casos e cancela Festival de Parintins 2020

Em pronunciamento feito pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (11/09), a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, anunciou um aumento de casos de Covid-19 em todo o estado. No mesmo pronunciamento, foi confirmado que o Festival Folclórico de Parintins 2020, que acontece no final de junho e neste ano foi adiado em virtude da pandemia do novo coronavírus, não irá mesmo acontecer.

Apesar do aumento de casos, Rosemary descartou que se tratasse de uma segunda onda da doença e que, por enquanto, esse aumento não se reflete em número de internações e óbitos. “Trata-se de um pequeno aumento. Temos detectado que a maioria das pessoas contaminadas são profissionais liberais e pessoas mais jovens, principalmente nas classes A e B, que se expuseram em eventos recreativos”. O perfil dos novos casos foi decisivo para o cancelamento do festival deste ano. Também serão mantidas as atuais restrições, como a realização de grandes eventos.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que acompanha a evolução dos casos do novo coronavírus no Estado, vê com preocupação o relaxamento geral da população quanto às medidas preventivas contra o novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social. Diante disso, as autoridades de saúde avaliam que não há segurança suficiente, neste momento, para a flexibilização de outras medidas restritivas como retomada de grandes eventos, a exemplo do Festival de Parintins. 

“A decisão é que a 55ª edição do Festival Folclórico está adiada pra junho do ano que vem. É claro que esse é um indicativo que a gente tem, e só vamos tomar qualquer decisão se tivermos a segurança necessária de realizar o evento, se não colocar a vida das pessoas em risco”, destacou o governador.

Escolas

Ainda segundo a FVS-AM, segundo os dados mais recentes, nem o estado nem a capital têm registrado óbitos ou sepultamentos que fogem ao padrão em função da pandemia, tampouco houve impacto significativo do retorno das aulas nas redes pública e privada sobre a curva de casos de Covid-19.

Foto: Secretaria de Cultura do Amazonas

2 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: