Entretenimento

Amazonas Filarmônica apresenta o concerto “Septeto de Beethoven”

A Amazonas Filarmônica apresentará “Septeto de Beethoven”, da Série de Câmara 2020, na noite desta quinta-feira (20/8), às 20h, no Teatro Amazonas. O concerto faz parte da programação “A Arte Agradece a Vida”, projeto do Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde, que homenageia os profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19.

A apresentação será transmitida ao vivo pelo Facebook do Governo do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta. O evento é fechado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais dos hospitais e unidades de saúde do Estado. 

Sete músicos da Amazonas Filarmônica subirão ao palco, seguindo os protocolos de segurança, higienização e distanciamento contra a Covid-19. O regente titular da Filarmônica, maestro Luiz Fernando Malheiro, explica que a escolha da obra faz parte das homenagens aos 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven, comemorado em 2020.

“É uma obra feita ainda na juventude de Beethoven, muito longa e de difícil execução para os músicos, que mistura cordas e sopros. Apresentamos trechos dela e agora, vamos apresentar a obra completa nesta formação de câmara, que é como se tivéssemos vários solistas tocando juntos. A obra é nova em nosso repertório e vem neste ano de homenagens a Beethoven”, afirma Malheiro.

O concerto será realizado sem a condução de um maestro. Segundo Malheiro, parte do repertório de câmara é realizado desta forma. “Será um desafio para os nossos músicos e também algo bastante saudável, que proporciona um amadurecimento, pois depende deles chegarem a mesma interpretação da obra”, ressalta.  

Malheiro também aponta que a formação de câmara, com poucos músicos, deve continuar sendo utilizada pela Amazonas Filarmônica nos próximos concertos. “Até termos uma situação mais segura, continuaremos com poucos músicos no palco e seguindo rigidamente os protocolos para os nossos concertos”, declara o maestro. 

Projeto – Durante o mês de agosto, serão realizadas ações, no Teatro Amazonas, como forma de agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais. Entre as atividades estarão o acesso a concertos; entrega simbólica de uma placa que ficará no hall do espaço cultural, que também ganhará iluminação na cor verde; e gratuidade em visitas turísticas.

A programação do “A Arte Agradece a Vida” continua no dia 22, com o Corpo de Dança do Amazonas, que subirá ao palco com “Vazantes”, uma metáfora sobre o movimento da cidade e seus contrastes. A direção é de Mário Nascimento.

No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros e, no dia 31, a Amazonas Band encerrará a primeira temporada de lives com o Concerto comemorativo aos 20 anos do grupo.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foto: Michael Dantas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: