Amazonas

Aulas presenciais retornam na rede pública do Amazonas

As aulas presenciais do Ensino Médio da rede pública estadual do Amazonas retornaram, nesta segunda-feira (10/08), após meses de paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A orientação do governo é para os estudantes ficarem atentos aos cuidados no deslocamento de casa à escola e da escola para casa.

Para entrar na unidade de ensino, é obrigatório o uso da máscara, logo, os alunos deverão se dirigir à escola com o item devidamente posto sobre o rosto, cobrindo a boca e o nariz. Ao longo da semana, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto fará a distribuição de duas máscaras de pano para alunos da rede estadual que estudam um turno e quatro para os que estudam em tempo integral.

Além do uso da máscara, os estudantes precisam seguir normas ao chegarem em suas escolas. Primeiro, as mãos devem ser lavadas com água e sabão nas pias instaladas na entrada das unidades escolares. Em seguida, secar as mãos, utilizado os cotovelos para fechar a torneira e acionar os dispensador de papel toalha. 

Depois das mãos higienizadas, o aluno ou aluna seguirá para entrar na escola, onde vai higienizar os sapatos em um tapete sanitizante. Os estudantes, então, irão se dirigir para o totem ou dispensador de álcool em gel, para reforçar a higienização das mãos e ir para a sala de aula.

Temperatura – Durante o retorno às aulas presenciais, os alunos terão sua temperatura aferida e os que registrarem acima de 37,5º C deverão aguardar, repetir e medição e, caso ainda siga alta, serão encaminhados por um funcionário para aplicação do protocolo de segurança, que consiste em isolar o aluno dos demais e acionar os pais e ou responsáveis.

Nas salas de aula, os estudantes vão usar as carteiras sinalizadas, que já estão com distância de 1,5m umas das outras. O protocolo de distanciamento é obrigatório em todas as dependências da escola, inclusive banheiros. 

Merenda

Durante o intervalo, os estudantes devem higienizar as mãos, novamente, com água e sabão ou aplicar álcool em gel e pegar seu alimento. As mesas devem ser ocupadas somente nos assentos sinalizados. A máscara usada antes do lanche deve ser guardada em um saco plástico e a outra máscara será usada quando a merenda acabar e o aluno ou aluna voltar para a sala de aula. 

Os funcionários e voluntários estarão auxiliando os estudantes em todas as movimentações dentro da escola. É necessário que os alunos sejam conscientes e sigam as orientações para o retorno seja seguro a todos.

A previsão de retorno presencial para os estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) na rede pública do Amazonas é 24 de agosto.

Justiça

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) chegou a ingressar com ação na Justiça para impedir a volta das aulas presenciais, mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. O Sinteam informou que vai recorrer da decisão.

De acordo com a entidade, as escolas não estão preparadas para receber alunos e trabalhadores com a devida segurança em plena pandemia de covid-19. Em nota, o Sinteam argumenta que há unidades que não têm janelas nas salas de aula, impedindo a circulação do ar, e há turmas que, mesmo divididas por blocos, continuam lotadas com 28 alunos. “Os professores receberam apenas uma máscara. Em alguns locais ainda não chegou termômetro, álcool, nem tapete sanitizante e só há duas pias para atender, em média, 300 estudantes”, informou, entre outras preocupações.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foto: Tácio Melo/Secom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: