Sem categoria

Mais do que nunca, é hora de manter o isolamento social

Não há dúvida de que os números do Amazonas melhoraram nos últimos dias. Mas ao contrário do que alguns imaginam, isso não é um argumento contra o isolamento social. É exatamente o oposto.

Essa melhora significa que, ainda que executado mal e porcamente, o isolamento social funciona, juntamente com o uso de máscaras. Por isso é tão importante justamente agora, manter o alerta e esses cuidados.

O argumento de que “vão usar isso pra furar o isolamento” é equivocado. Quem é irresponsável não precisa de desculpa pra furar o isolamento. Basta olhar o comportamento do presidente da república, por exemplo. Aí entra o papel de Estados e Municípios.

Justamente por causa desses irresponsáveis que não mudarão seu discurso e suas atitudes, deveria ser adotado o lockdown. É o momento de não apenas salvar vidas, mas reforçar o sistema de saúde, em especial no interior do Estado e nas comunidades indígenas, que ainda sofrem a subida da curva.

Eventuais novos surtos e picos da Covid-19 ainda não esperados em todas as partes do mundo, principalmente no momento em que for possível relaxar o isolamento social. E precisamos estar prontos para isso.

A breve melhora nos números do Amazonas mostra que o sacrifício de muitos vem surtindo efeito, ainda que timidamente. A pergunta que deve ser feita é: quantas vidas poderiam ter sido salvas se tivéssemos adotado um nível de isolamento maior?

Foto: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: