Amazonas

Amazonas tem 1.897 casos e 161 mortes pelo novo coronavírus

Com mais 88 novos registros, o Amazonas chegou 1.897 casos do novo coronavírus. O número de mortes chegou a 161. A atualização foi feita na tarde deste sábado (18/04), via redes sciais, pela titular da Secretaria de Saúde do Estado (Susam), Simone Papaiz e pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto.

Dos 1.897 casos confirmados, 1.593 são de Manaus e 304 do interior do estado. Há 1148 pacientes estão em isolamento domiciliar e 156 estão internados, sendo 68 em leitos clínicos e 88 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), tanto na rede pública quanto na rede privada. Há ainda 525 pessoas hospitalizadas com suspeita de Covid-19, sendo 467 em leitos clínicos e 158 em UTI. Cerca de 230 exames ainda aguardam o resultado.

Além da capital, 23 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (177); Iranduba (21); Itacoatiara (15); Tonantins (12); Parintins (11); São Paulo de Olivença (11); Santo Antônio do Içá (10); Anori, Careiro Castanho e Presidente Figueiredo com 6 casos cada; Tabatinga (5); Tefé, Careiro da Várzea e Maués com 4 casos cada; Coari, Lábrea e Novo Airão têm 2 casos cada; e Anamã, Boca do Acre, Carauari, Jutaí, Manicoré e Santa Isabel do Rio Negro têm 1 caso confirmado, cada.

Óbitos

Nas últimas 24 horas, mais 16 óbitos que estavam em investigação foram confirmados tendo o coronavírus como causa. Deste total, 12 eram pacientes de Manaus.

Três eram pacientes do município de Manacapuru: um homem de 71 anos, que morreu na última terça-feira (14/04); outro homem de 66 anos, que morreu na quinta-feira (16/04); e uma mulher de 83 anos, que veio a óbito ontem (17/04). Nenhum dos três apresentava registro de outras doenças associadas.

Um dos 16 óbitos por Covid-19 confirmados nas últimas 24 horas foi de um paciente de Maués que tinha 80 anos e era cardiopata.

Entre os óbitos confirmados ontem (17/04), um dos pacientes era indígena da etnia Sateré-Mawé, também do município de Maués, um homem de 68 anos, sem histórico de comorbidades.

Os municípios com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (10), Iranduba (3), Parintins (3), Tabatinga (2), Maués (2), Itacoatiara (1), Careiro Castanho (1), Presidente Figueiredo (1), Tefé (1), Novo Airão (1), Carauari (1) e Manicoré (1); totalizando 27 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.

Ao todo, são 161 mortes em todo o estado. A maioria dos óbitos (134) é de pacientes de Manaus. Outros 36 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen).

Profissionais de saúde afetados

A secretária de saúde do Estado, Simone Papaiz, alertou para o número cada vez maior de profissionais da área da saúde afetados pelo novo coronavírus. Atualmente, cerca de 376 estão afastados do trabalho em virtude da doença, sendo 56 médicos, 69 enfermeiros e 164 técnicoos de enfermagem. Tal situação já afeta os atendimentos nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) nos bairros de Manaus.

Hospital de retaguarda

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, neste sábado (18/04), o Hospital de Retaguarda da Nilton Lins, que também vai funcionar como referência para tratamento de casos do novo coronavírus (Covid-19) em Manaus. A unidade começa a operar, inicialmente, com 66 leitos, sendo 16 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Governo do Estado continua o trabalho na busca de insumos e recursos humanos para alcançar a capacidade máxima da unidade, de 400 leitos.

O Hospital de Retaguarda deve começar a receber os primeiros pacientes ainda neste sábado. “Esse é um hospital em que todas as pessoas que virão para cá serão referenciadas, ou seja, ele primeiro passarão pela triagem dos hospitais que estão com as portas abertas, e depois que o profissional da área da saúde avaliar é que ele vai encaminhar essa pessoa aqui para o Hospital Nilton Lins”, disse o governador ao explicar que a nova unidade não é para atendimento aberto à população, pois receberá pacientes encaminhados de outras unidades, como SPAs.

Foto: Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: