Amazonas

“Nesse ritmo, o sistema de saúde do Amazonas não vai dar conta”, diz FVS-AM

Se o isolamento social não passar a ser respeitado, o Amazonas não terá leitos suficientes para atender a população. O aviso foi dado pela titular da Secretária de Saúde do Amazonas (Susam), Simone Papaiz e pela pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, durante coletiva de imprensa via redes sociais na tarde desta quinta-feira (16). A entrevista, disponível na página do Governo do Estado no Facebook, foi para atualização de casos do novo coronavírus no Estado.

“Se a doença continuar com a progressão que está, poor mais que tenhamos nos antecipado, não conseguiremos dar conta da quantidade de leitos necesserários, tanto clínicos quanto UTI”, afirmou Rosemary Pinto. E não será apenas o sistema público único afetado. “A rede privada também já está no limite de atendimento”, afirmou Simone Papaiz.

Segundo a secretária, o Amazonas precisaria de 2130 leitos, sendo 830 de UTI e 1300 de leitos clínics, apenas para atender apenas a demanda de casos da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. “Esse número foi extraído de uma reunião técnica onde foi constatado que 80% dos casos são clínicos (podem ser tratados em casa), mas 20% necessitam de atendimento hospitalar e desses, 5% necessitam de atendimento de UTI”, explicou.

O quadro dramático seria o resultado de uma antiga defasagem no número de leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. “As outras doenças continuam acontecendo, agora somadas ao excessivo número de casos do novo coronavírus no nosso Estado”, constata.

Diante da gravidade da situação, a diretora-presidente da FVS lançou um apelo dramático. “Evite ser mais um no hospital. Você pode fazer isso ficando em casa. Se for absolutamente necessário, saia de casa usando máscara. Não saia desprotegido”, disse Rosemary.

Foto: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: