Brasil

Bolsonaro tem 30 dias para apresentar resultados de exames para covid-19

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aceitou nesta quarta-feira (15) um requerimento de informação para que o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, preste informações sobre os resultados dos exames para covid-19 realizados pelo presidente Jair Bolsonaro após sua viagem aos EUA, no começo de março.

O requerimento data de 24 de março e foi de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG). O 1º vice-presidente da Mesa, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), acatou o requerimento e foi seguido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A solicitação terá o prazo de 30 dias para ser respondida.

“Por se tratar do Presidente e este ser o mandatário maior da república, torna-se fundamental que esta informação seja de domínio público, neste sentido é que requeiro o seu envio à Câmara dos Deputados”, afirma o parlamentar no documento.

O presidente viajou para os Estados Unidos com sua comitiva em março deste ano, quando se encontrou com o presidente norte-americano Donald Trump. No grupo, ao menos 25 pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Bolsonaro alega ter feito dois exames, afirmou que o resultado deu negativo, mas se recusa a mostrar os resultados, a exemplo do que fizeram outras autoridades, inclusive o o ministro-general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Caso não responda a solicitação da Câmara, Bolsonaro vai desobedecer o artigo 50 da Constituição, que prevê crime de responsabilidade para autoridades do executivo que não prestarem informações solicitadas pela Câmara ou Senado. E caso o exame seja mostrado e aponte que o presidente estava sim, contaminado, e mentiu ao afirmar que não estava, Bolsonaro também responderá por crime de responsabilidade e também contra a saúde pública.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: