Amazonas

Transmissão acelera e Amazonas registra 804 casos do novo coronavírus

O Amazonas registrou 168 novos casos do novo coronavírus (Covid-19) nesta quarta-feira (08/04), somando 804 o número de infectados no Estado, com 30 óbitos. O balanço foi feito pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) via redes sociais.

Dos 804 casos, 712 são de Manaus e 92 do interior. Além da capital do Amazonas, as cidades que já identificaram casos de Covid-19 são Manacapuru (44), Itacoatiara (11), Santo Antônio do Içá (7), Parintins (6), Iranduba (9), Tonantins (3), Careiro da Várzea (2), São Paulo de Olivença (3), Anori (1), Boca do Acre (1), Novo Airão (1), Manicoré, Presidente Figueiredo (2) e Tabatinga (1).

Os dados das FVS-AM mostram que, nesta terça-feira, havia 122 pessoas internadas com Covid-19, sendo 64 em leitos clínicos e 58 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s). Há ainda outros 122 pacientes interndos com suspeita de covid-19, sendo 84 em leitos clínicos e 38 em UTI’s.

O número de mortos foi atualizado nesta manhã, sendo que o número, até o momento segue em 30. Há outros 11 em investigação.

Desobediência custou caro

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, a resistência em não aderir ao isolamento social por uma parte da população causou o aumento do número de casos rapidamente, mesmo com decretos do governo do Estado e da prefeitura para coibir a circulação de pessoas. “Muitas pessoas não seguiram a recomendação de ficar em casa, isso causou o aumento da nossa curva de contágios. E ela está acelerada”, lamentou.

Alerta

A alta letalidade da covid-19 no Amazonas, que coloca o Estado entre os com maior número de mortes no país, é agravada pela demora em muitos pacientes com os sintomas mais graves em buscar atendimento médico. “Alertamos as pessoas que cuidam de idosos ou pessoas de outros grupos de risco para que busquem atendimento assim que sintomas graves da covid-19 apareçam. Algumas pessoas já chegam com quadro irreversível”, alertou.

Foto: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: