Interesse Público

Candidatos do Amazonas e de São Paulo são os campeões em processos para excluir conteúdo da internet

Os políticos brasileiros já entraram com 340 processos na justiça para remover da internet informações em 2018. Uma em cada quatro dessas ações judiciais vieram dos estados de São Paulo e do Amazonas.

Os políticos paulistas moveram 44 processos para retirar conteúdo (13% do total), sendo que 11 deles são do candidato ao governo, João Dória Júnior. Os candidatos a deputado federal Samuel Moreira e a deputado estadual Barros Munhoz, também do PSDB, ocupam a segunda posição, mas com três processos cada um. Dória tentou remover páginas do Facebook e do Twitter que faziam críticas abertas ao ex-prefeito. Em 8 dos processos, os juízes determinaram que as páginas fossem retiradas do ar.

O estado de Amazonas tem número semelhante de processos tentando retirar informações do ar: 41. Amazonino Mendes (foto), candidato à reeleição no governo do Estado, é quem mais foi à Justiça: ele é o responsável por 9 processos. As ações, em sua maior parte, tentam retirar textos e charges críticos à sua administração de páginas locais, como Amazonas em Tempo, Norte Editora e Portal do Zacarias. Após as primeiras ações judiciais, alguns dos sites escreveram que Amazonino tentava impor uma mordaça sobre eles. O texto sobre a tentativa de censura também foi alvo das ações judiciais de Amazonino para que fosse ocultado do ar.

Quase empatado no Estado do Amazonas está o senador Eduardo Braga, responsável por 8 processos. Ex-ministro de Minas e Energia do governo Dilma Rousseff, Braga tentou remover da internet conteúdos que relacionam o aumento das tarifas de energia à sua administração no Ministério. O candidato também tentou apagar referências a notícias sobre um  episódio em que foi acusado de agressão a um deficiente físico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.