Notícias

Promotor de Justiça do Amazonas compara advogada à cadela

O promotor de Justiça Walber Luís do Nascimento comparou a advogada Catharina de Souza Cruz Estrela a uma cadela. O incidente aconteceu durante sessão nesta quarta-feira (13/09/2023) no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona Centro-Sul da cidade. Veja o vídeo abaixo:

“Talvez ela não saiba disso, mas eu vou dizer para ela: doutora Catharina, eu tenho pet desde que eu me entendo por gente; fui criado com cachorros e com gatos. Eu tenho até hoje uma cachorra. E eu prefiro as cachorras do que os cachorros. Eu prefiro as cadelas, por conta da lealdade, que é bem maior. Se tem uma característica que o cachorro tem, doutora Catharina, é lealdade. Compará-la, Vossa Excelência, a uma cadela, de fato é muito ofensivo, mas não a Vossa Excelência, à cadela”, disse o promotor.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) do Amazonas manifestou apoio incondicional à Estrella. “Reafirmamos nossa convicção de que ela continuará desempenhando um papel fundamental na busca por justiça e igualdade em nossa sociedade. Pedimos a todas as entidades a que os membros pertençam pela apuração dos fatos, de forma isonômica e imparcial”, afirmou o presidente da entidade, Vilson Gomes Benayon Filho.

Já o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Gouveia, publicou nota mostrando “total e irrestrito apoio” ao promotor Walber do Nascimento. O promotor inclusive postou a carta em suas redes sociais.

A Ordem dos Advogados Brasileiros no Amazonas (OAB-AM) realizou coletiva de imprensa no final da tarde afirmou que membros da Comissão de Direitos e Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB-AM compareceram na sede do fórum para as primeiras medidas e prestar apoio à advogada Catarina Estrella. Segundo o presidente, Jean Cleuter Mendonça, o juiz Carlos Jardim, da 3° vara do tribunal do júri, também pode ser acionado por omissão.

A assessoria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) informou que, em princípio, não irá se pronunciar sobre o ocorrido. No site do tribunal, aliás, consta uma “Carta Aberta contra o Assédio e a Discriminação” no qual consta a promoção do “tratamento adequado aos casos de assédio e discriminação reportados à Presidência”.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (14/09/2023), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) reafirmou “o seu compromisso com a defesa dos direitos da sociedade, em especial das mulheres, bem como de todas as advogadas do Estado do Amazonas”. O órgão informou que a Corregedoria-Geral do Ministério Público do Amazonas instaurou reclamação disciplinar com o objetivo de apurar os fatos ocorridos.

Histórico de polêmicas

Não é a primeira vez que o nome de Walber Nascimento é envolvido em polêmicas. O promotor foi afastado das funções em 2009, após denúncias de que ele teria recebido um carro modelo New Beetle (Novo Fusca) de presente do traficante “Flavinho da 14”, após ele, supostamente, ter promovido encontro entre Flavinho e o deputado Wallace Souza (já falecido).

Por unanimidade, o TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) julgou improcedente, em 2020, uma Ação Civil apresentada pelo MP-AM (Ministério Público Estadual), que pedia a perda do cargo público vitalício do promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento.

2 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: