Amazonas

Amazonas Energia é acusada de fraudar medidores e aumentar conta de luz em Manaus

A empresa Amazonas Energia está sendo acusada de fraudar medidores em Manaus. Conforme denúncias e vídeos de moradores, foram registrados aumentos abusivos, de até 500%, no valor da conta de energia após a instalação dos novos equipamentos

Atualizada às 17h30

A empresa Amazonas Energia está sendo acusada de fraudar medidores de energia em Manaus. Conforme denúncias dos moradores, foram registrados aumentos abusivos, de até 500%, no valor da conta de energia após a instalação dos novos equipamentos. Alguns gravaram vídeos dos equipamentos e distribuíram para a imprensa, incluindo o Vocativo.

“Em diversos bairros de Manaus a conta tem vindo de 5 a 6 vezes mais cara. A população não tem como pagar uma conta de mais de mil, dois mil reais. Isso tudo depois que instalaram os medidores”, alertou o vereador Rodrigo Guedes (PSC), que participou de uma das manifestações, no bairro da Cidade Nova, na Zona Norte da capital.

Os aumentos na conta de energia ocorrem desde o ano passado. Em outubro, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou um aumento na cobrança da Taxa de Iluminação Pública (COSIP), que passou a valer neste ano. Antes cobrada de acordo com a Unidade Fiscal do Município (UFM), agora passa a variar conforme o aumento na conta de luz, gerando um impacto direto no bolso dos consumidores. Guedes foi contra a proposta.

Em sua nota de resposta, a assessoria da Amazonas Energia não explicou as acusações feitas pelos moradores no vídeo, se limitando a falar do seu Sistema de Medição Centralizada (SMC), um novo sistema de medição remoto, sem a necessidade de que um leiturista vá até a residência para fazer a medição, o que não tem relação com as denúncias.

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: