Sem categoria

Exame/ideia: 52% dos brasileiros são a favor do lockdown

53% dos brasileiros são a favor do lockdown no país, enquanto 22% são contra

A mais recente pesquisa Exame/Ideia divulgada nessa sexta-feira (12/03) mostra que que 53% dos brasileiros são a favor do lockdown no país. Para este cenário, 22% são contrários, 19% nem a favor nem contra e 6% não sabem. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 8 e 10 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com o Brasil estando no momento mais delicado de toda pandemia, ultrapassando a marca de 2000 mortes em 24 horas, o atendimento de saúde entrou em colapso em grande parte das capitais. Para diminuir a rápida transmissão do vírus, governos estaduais e municipais adotam medidas mais restritivas de circulação. Assim, a medida consiste no fechamento de comércios e atividades durante um período determinado.

“A maioria da população aprova o lockdown [53%]. Esse número é reflexo do delicado momento de saúde pública que o país atravessa. Na Europa, por exemplo, essa aprovação passa dos 66%. No Brasil, os segmentos mais favoráveis são os mais velhos, o Norte e faixas mais altas de renda e escolaridade. Além disso, há uma correlação positiva entre avaliar o governo ruim/péssimo e ser a favor do lockdown”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto especializado em opinião pública.

Foto: EBC

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: