Amazonas

Prefeitura de Manaus inicia vacinação em idosos de 69 anos na segunda-feira (01/03)

A Prefeitura de Manaus inicia na próxima semana a imunização dos grupos prioritários, que inclui idosos de 65 a 69 anos de idade, contra o novo coronavírus, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Já na segunda-feira, 1º/3, as primeiras pessoas que vão receber a vacina serão as de 69 anos, de acordo com o calendário de atendimento organizado em ordem decrescente, ou seja, em cada dia da semana, um grupo por idade vai ser vacinado.

O novo lote do imunizante foi recebido, na sexta-feira, 26/2, pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e estão sendo conferidos e registrados pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No total, são 64.440 mil doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca que vão ser usadas na campanha de imunização contra a Covid-19 na capital. As doses, destinadas a 100% dos idosos de 65 a 69 anos e a 10,2% dos que têm entre 60 e 64 anos, fazem parte das novas remessas do Ministério da Saúde (MS) para Manaus.

Também foram entregues 14.500 doses de CoronaVac/Sinovac, distribuída pelo Instituto Butantan, para vacinar com a primeira e a segunda doses 6.905 pessoas de 60 a 64 anos (10% da população dessa faixa etária) e mais 5% para reserva técnica.

Ordem crescente

Nesta nova etapa da campanha, os idosos serão atendidos por idade, em ordem decrescente, começando pelos que têm 69 anos completos. A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que será destinado um dia para cada idade, completando o período de segunda a sexta-feira. O sábado será reservado para a vacinação dos que não puderam comparecer aos postos durante a semana. As 6,9 mil pessoas do grupo de 60 a 64 anos serão atendidas na semana seguinte, em cronograma a ser divulgado posteriormente.

Parte do atendimento aos novos grupos será agendado de modo eletrônico, por meio do Imuniza Manaus. O sistema foi aberto para cadastramento dessa faixa etária na última segunda-feira (22/02), e vai continuar a receber inscrições. Isabel destaca que a inscrição não é obrigatória, mas os cadastrados terão a oportunidade de ir ao posto de vacinação com data e hora marcadas, reduzindo o tempo de espera e do próprio atendimento, já que seus dados constam no sistema e precisam ser apenas conferidos.

Orientação

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identidade original com foto e CPF, tendo ou não feito o cadastro antecipado pelo sistema eletrônico Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/).

Não devem ser vacinados os que estiverem com sintomas gripais ou com qualquer doença na fase aguda. Nos casos de Covid-19, suspeitos ou confirmados, o usuário precisa aguardar 30 dias após o início dos sintomas para ser imunizado.

Segundas doses       

Além das primeiras doses para o novo grupo, a Semsa segue vacinando os remanescentes dos grupos anteriores e continua com a campanha de segunda dose para os que estiverem prontos para completar o ciclo de imunização, de acordo com o intervalo entre as doses definido pelos laboratórios fabricantes. Mais de 11 mil trabalhadores da saúde já receberam as duas doses da vacina e outros 40 mil estão agendados até o momento para receber a segunda. Os trabalhadores da saúde foram imunizados, predominantemente, com a CoronaVac, que estabelece de 14 a 28 dias para a segunda dose. Já os idosos receberam, de forma prioritária, a AstraZeneca, cujo intervalo entre doses é de oito a doze semanas.

Cronograma de Vacinação

Segunda, 1º/3 – Pessoas com 69 anos

Terça, 2/3 – Pessoas com 68 anos

Quarta, 3/3 – Pessoas com 67 anos

Quinta, 4/3 – Pessoas com 66 anos

Sexta, 5/3 – Pessoas com 65 anos

Sábado, 6/3 – Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana

Postos de Vacinação abertos de segunda a sábado, das 9h às 16h, para idosos e trabalhadores da saúde

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – bairro Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandú, 119 – bairro Cidade Nova

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222 – bairro Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) – a partir de segunda-feira (1º/3)

Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – bairro Parque Dez de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – bairro Alvorada

— — —

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Foto: Valdo Leão / Semcom

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: