Amazonas

Amazonas: trabalhadores da saúde não comparecem a postos de vacinação contra a Covid-19

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), cerca de 19% dos profissionais de saúde do estado ainda não tinham se vacinado até esta terça

As secretaria de saúde, tanto do estado, quanto da capital do Amazonas estão tendo dificuldades para vacinar profissionais de saúde simplesmente porque muitos não aparecem para receber o imunizante. Há quase duas semanas são feitas convocatórias diárias para levar os profissionais até os postos, mas até agora a meta de vacinação simplesmente não foi atingida.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), 18.536 trabalhadores da saúde, em todo o estado, ainda não tinham se vacinado até esta terça-feira (23/02). O número corresponde a 19% do público alvo da campanha para esse público prioritário.  

O Amazonas possui 96.579 trabalhadores de saúde cadastrados para receber a vacina, desse total, 78.043 já tomaram a primeira dose, o que corresponde a 80,81%, e 14.815, o equivalente a 15,33%, receberam a segunda dose. A meta da campanha é vacinar 95% desses profissionais, o que corresponderia a 91.751 trabalhadores. 

Em Manaus – município com o maior número de trabalhadores de saúde em atividade –, conforme os dados do vacinômetro da FVS, 55.534 trabalhadores já receberam a primeira dose, o equivalente a 87,7% dos 63.317 trabalhadores cadastrados. Na capital, 12,3% dos profissionais ainda precisam ser imunizados.   

A Prefeitura de Manaus orienta os trabalhadores a consultarem o site Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para que não percam o prazo para concluir o ciclo de imunização. Pela plataforma é possível verificar a data para a segunda dose do imunizante.

Para saber a data da vacinação é necessário consultar o site Imuniza Manaus e clicar na aba “Consultar 2ª dose”, após isso, basta inserir o número do CPF e aguardar o resultado. Se o agendamento estiver definido, o sistema informará dia, hora e local onde a vacinação será realizada. Se estas informações ainda não estiverem disponibilizadas no sistema, é necessário aguardar e realizar novas consultas.

Mais expostos – Os profissionais de saúde estão expostos a um risco maior, que a população em geral, ao contágio pelo vírus da Covid-19. Conforme a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, Angela Desireé, a vacinação do profissional de saúde causa uma cadeia de proteção, tanto para ele, quanto para a família e para os pacientes. 

“É importante que todos os profissionais de saúde tomem a vacina e completem seus esquemas de vacinação com as duas doses. Desta forma, além de se proteger, ele protege os outros profissionais de saúde de hospitais e clínicas onde atuam, protege os familiares e protege também a população que vai ser atendida por ele nas unidades de saúde”, pontuou a coordenadora, sobre a importância da vacinação.  

Cuidados – Mesmo após a imunização, é necessário manter a rotina de cuidados para evitar a transmissão da doença. As medidas são fundamentais para impedir o surgimento de novos casos no estado.  “Os cuidados de higiene pessoal e comunitários permanecem mesmo depois da aplicação das duas doses da vacina. Não podemos esquecer que o vírus continua circulando no nosso estado”, alertou.  

Até o momento, o Amazonas recebeu 555.620 doses de vacina contra a Covid-19, destas, 553.890 doses já foram entregues e 1.154 doses estão programadas para serem entregues.  

Foto: Divulgação/SES

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: