Brasil

Fiocruz admite atraso na produção da vacina contra a Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) admitiu que poderá haver atraso na produção da vacina contra a Covid-19 causado pela falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Em nota divulgada nesta terça-feira (19), a Fiocruz explicou que ainda aguarda a confirmação do insumo-base para a fabricação das vacinas.

“Embora ainda dentro do prazo contratual em janeiro, a não confirmação até a presente data de envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) poderá ter impacto sobre o cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro”, informou a Fiocruz.

O atraso acontece porque a China, uma das maiores produtoras de insumos médicos do mundo, ainda não fez o repasse do IFA. As tensas relações diplomáticas entre o Brasil e o país asiático são apontadas como um dos maiores entraves. A xenofobia demonstrada por membros do governo Bolsonaro minaram as relações comerciais entre os dois países.

Ao longo dos dois anos de governo, figuras como o chanceler Ernesto Araújo, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub e o deputado federal Eduardo Bolsonaro usaram as redes sociais para atacar a China por questões ideológicas. Por diversas vezes, representantes do país protestaram e alertaram que tais manobras poderiam ter consequências no futuro, o que acabou se confirmando.

Segundo a fundação, o cronograma de produção será detalhado assim que a data de chegada do insumo estiver confirmada. “Ainda que sejam necessários ajustes no início do cronograma de produção inicialmente pactuado, a Fiocruz segue com o compromisso de entregar 50 milhões de doses até abril deste ano, 100,4 milhões até julho e mais 110 milhões ao longo do segundo semestre, totalizando 210,4 milhões de vacinas em 2021”, diz a nota. A Fiocruz produz a vacina em conjunto com a AstraZeneca.

Com informações e foto da Agência Brasil

1 comentário

  1. A gestao de prazo, insumos e materia prima realmente é um desastre.
    Pessoas com menos qualificações usando um caderno, caneta e uma regua consegue gerir melhor que muitos que tem toda uma estrutura a mão.Lamentavel!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: