Territórios

Vacinas: Amazonas já tem dinheiro e freezers, mas prefeitura e governo se omitem

Enquanto as primeiras vacinas contra a Covid-19 começam a ser aprovadas e aplicadas ao redor do mundo, o Amazonas segue na completa indefinição do ministério da saúde, que não consegue apresentar um plano de vacinação ou mesmo de compra dos imunizantes. Apesar disso, estrutura e recursos para iniciar o processo já são possíveis.

A Assembleia Legislativa do Amazonas prometeu destinar dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, R$ 50 milhões para compra de vacinas na prevenção do Covid-19. De acordo com o presidente da Casa Legislativa, deputado Josué Neto (Patriota), o Governo do Estado vai ter que executar a compra dos produtos para a população amazonense.

“Depois de um ano de pandemia fizemos trabalhos com várias leis voltadas para a sociedade, para que diminuísse o sofrimento da população por conta do coronavírus. Nós apresentamos esses recursos de R$ 50 milhões aprovados, obrigatórios, sendo que para compra das vacinas alguns critérios devem ser levados em consideração, como por exemplo a origem da vacina e principalmente o valor, visto que existem dois ou três laboratórios que estão vendendo a vacina no mundo inteiro”, disse o parlamentar.

Armazenamento

Uma das questões mais complexas para a utilização da vacina da Pfizer é o armazenamento, que precisa ser feito a -70 graus. No entanto, duas instituições públicas no estado possuem freezers com essa capacidade: a Universidade Federal do Amazonas (UEA) e a Fundação de Medicina Tropical Henrique Vieira Dourado (FMT-HVD).

Em nota enviada ao Vocativo.com, a UEA confirmou que dispõe dos freezers que armazenam material a -70 graus e ressaltou ainda que está à disposição para o possível armazenamento das vacinas contra a Covid-19. A assessoria de imprensa da FMT-HVD informou que também possui o equipamento, embora com menor capacidade, já que também armazena outros materiais, como amostras de estudos de HIV, Hepatite e malária.

Inércia do poder público

O grande obstáculo parece ser a inércia tanto do governo do estado quanto da prefeitura. Ao longo da última semana, o Vocativo.com questionou diversas vezes as respectivas assessorias, mas não obteve resposta. O governador Wilson Lima afirmou que vai aguardar o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, que segue indefinido.

O atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, confirmou ao site que tem tratativas para a compra da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, de São Paulo e que está em vias de apresentar estudos de fase 3, que medem o nível de proteção do composto, junto ao governador paulista, João Dória. No entanto, como está nos últimos dias da sua gestão, caberia ao novo prefeito, David Almeida, dar prosseguimento às conversas. No entanto, sua assessoria não retornou os contatos do site.

Números

Só nesta quarta-feira (16), o Amazonas (FVS-AM) registrou 988 novos casos de Covid-19, totalizando 188.918 casos da doença no Estado. Também foram confirmados 10 óbitos por Covid-19, elevando para 5.036 o total de mortes.


Descubra mais sobre Vocativo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.