Eleições 2020: Ibope aponta Amazonino Mendes tecnicamente empatado com David Almeida

0

A segunda pesquisa do IBOPE Inteligência com as inteções de voto para a prefeitura de Manaus nas eleições municipais deste ano mostra uma reviravolta na disputa. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, o ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PODEMOS) caiu 1 ponto percentual (p.p.) enquanto o deputado estadual David Almeida (Avante) subiu 3 pontos, apresentando 24% e 16% das intenções de voto, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, os candidatos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro que é de 4 pontos percentuais. A seguir, todos em situação de empate técnico, estão Ricardo Nicolau (PSD) que vai de 11% para 13%, Capitão Alberto Neto (Republicanos) de 7% para 9% e Zé Ricardo (PT) que passa de 10% para 8%, além de Alfredo Nascimento (PL) que passa de 3% para 5% e Coronel Menezes (Patriota) que oscila de 6% para 5%. Os demais candidatos são citados por 2% ou menos do eleitorado, cada.

O candidato Marcelo Amil (PCdoB) constava no disco apresentado aos entrevistados mais não foi citado. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 10% e os que não sabem ou optam por não responder somam 5%, representavam 16% e os mesmos 3% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior.

De acordo com o IBOPE, a pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica e os resultados devem ser interpretados com alguma cautela, uma vez que uma pequena parcela do eleitorado não está acessível por telefone. Segundo a PNADC2018, apenas 3% dos domicílios de Manaus não têm telefone fixo e nenhum dos seus moradores possui telefone celular. As pesquisas telefônicas são válidas e seguem critérios amostrais, tal qual a pesquisa face a face, incluindo tanto o controle de variáveis de perfil do eleitor (sexo, faixas de idade e de escolaridade), como a dispersão geográfica no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui