Amazonas

Covid-19: Governo mantém reabertura de hospital de referência para outras doenças

O governo do Amazonas anunciou neste domingo (11/10) o prosseguimento ao plano de reabertura do Hospital Delphina Aziz, na zona Norte, para pacientes não Covid-19. A partir de 15 de outubro, a unidade que, desde o início da pandemia, ficou exclusiva para internações de pessoas com o novo coronavírus, passará a receber também pacientes de outras causas encaminhados pela rede pública de saúde.

A justificativa dada foi uma suposta manutenção na estabilidade de internações pela doença em Manaus. Apesar disso, o estado mantém número relativamente alto de internações por Covid-19, tanto na sua rede pública, quanto privada. Até este sábado, o índice de ocupação de leitos clínicos para a doença era de 53,60% e o de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) era de 60,20%.

A meta inicial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é ofertar 12.524 consultas, 88.266 exames e 1.065 cirurgias eletivas ao mês para usuários da rede pública de saúde. A abertura da unidade tem como objetivo reduzir filas e o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo o comunicado, a retomada do hospital para outras causas será gradual e avançará conforme os indicadores epidemiológicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).  O hospital, no entanto, continuará com leitos específicos para Covid-19 e o avanço na oferta de serviços será conforme a taxa de ocupação de leitos.

Para a Covid-19 serão mantidos 70 leitos de UTI e 112 leitos clínicos, com a perspectiva de aumento dessa quantidade. Conforme a secretária Executiva Adjunta em Política de Saúde, Nayara Maksoud, o plano de trabalho segue as orientações e medidas de controle determinadas pela FVS. “Por ser o hospital referência para Covid-19, seguiremos protocolos próprios para separar as alas Covid das não Covid, com todos os cuidados recomendados”, observa. 

Com informações e foto da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: