Amazonas

Amazonas registra 191 casos de Covid-19 nesta segunda-feira (05/10)

O estado do Amazonas registrou 191 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (05/10). Assim, o total de casos confirmados chegou a 142.573. A informação consta no Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição nº 185. Os dados na íntegra podem ser acessados diretamente no site do órgão.

Destes, 183 foram detectados por testes rápidos, sendo 59 na capital e 124 no interior, que identificam os anticorpos, a maioria dos quais, casos antigos que podem ter ocorridos no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença. Outros oito foram detectados por RT-PCR, o qual aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença. Do total de casos detectados por RT-PCR, cinco são na capital e três do interior, totalizando 142.573 casos da doença no estado.

Dos 142.573 casos confirmados no Amazonas até esta segunda, 53.371 são de Manaus (37,43%) e 89.202 do interior do estado (62,57%). Em Manaus, foram notificados 159.931 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 192.420.

Internações

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 315 pacientes internados, sendo 204 em leitos clínicos (72 na rede privada e 132 na rede pública), 111 em UTI (54 na rede privada e 57 na rede pública).

Há ainda outros 60 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 42 estão em leitos clínicos (32 na rede privada e 10 na rede pública), 17 estão em UTI (13 na rede privada e 4 na rede pública) e um em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Óbitos

Conforme o boletim, foram confirmados nove óbitos por Covid-19, quatro ocorridos nas últimas 24 horas, e cinco óbitos foram encerrados por critério laboratorial elevando para 4.185 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, neste domingo (04/10), foram registrados 38 sepultamentos e seis óbitos em domicílio.

O boletim acrescenta ainda que 17.019 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 11,94% dos casos confirmados ativos. Entre pacientes em Manaus, há o registro de 2.649 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.536.

Aglomerações continuam

Neste final de semana, quatro pessoas foram detidas e 15 estabelecimentos foram autuados por descumprimento do decreto governamental que prevê medidas de prevenção à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Ao todo, foram vistoriados mais de 35 estabelecimentos em ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Na sexta-feira (02/10), dois estabelecimentos foram autuados e dois interditados. Um deles não tem autorização para funcionar como restaurante e lanchonete e foi fechado por não obedecer ao horário de funcionamento. No sábado, uma festa clandestina com mais de 700 pessoas, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, foi encerrada. Já no domingo, quatro pessoas foram detidas. Um deles, o responsável por um evento, foi conduzido à delegacia onde foi apresentado pelo crime de venda de bebida alcóolica a menores de idade.

Com informações e foto da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: