Amazonas

Fiocruz lança nota alertando aumento de casos de Covid-19 em Manaus

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta terça-feira (29/9), uma nota técnica sobre a situação epidemiológica atual do estado do Amazonas e, em particular de sua capital, Manaus, decorrente da evolução da epidemia de Covid-19.

Segundo dados nacionais da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a partir da Semana 34 (16/8 a 22/8), os pesquisadores observaram um sinal de retomada de crescimento na tendência de longo prazo nos casos tanto no estado, como na capital, em Manaus. A nota técnica pontua um crescimento ainda lento de casos, porém persistente.

Além da taxa de incidência de SRAG no Amazonas, o documento traz análises sobre a evolução de casos confirmados e óbitos de Covid-19, e ocupação de leitos de UTI no estado. 

Em razão dos dados levantados, a nota aponta a necessidade de reforço das medidas de proteção individual e coletiva, assim como o aumento na capacidade da testagem de casos suspeitos e contatos, e da vigilância epidemiológica local, com ampliação da captação de suspeitos por meio da demanda passiva e busca ativa de casos. Também indica necessidade de fortalecimento da rede no combate à Covid-19, dentro do caminho percorrido da atenção primaria à atenção terciária; e destaca a importância da realização de um estudo epidemiológico de campo na cidade de Manaus que possa auxiliar e orientar planejamento e monitoramento dessa epidemia.

A nota foi elaborada pelo Observatório Covid-19 Fiocruz e pela Fiocruz Amazônia, envolveu pesquisadores de diferentes laboratórios da Fiocruz (PROCC-Infogripe, LIS-Monitoracovid-19, DAPS-Ensp, ILMD).

Foto: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: