Amazonas

Amazonas: com 292 novos casos de Covid-19, prefeito de Manaus fala em lockdown

O estado do Amazonas registrou 292 novos casos de Covid-19, levando o total de casos confirmados a 136.708. A informação consta no Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição nº 180, divulgado nesta segunda-feira (28/09). Os dados na íntegra podem ser acessados diretamente no site do órgão.

Conforme o boletim, foram confirmados quatro óbitos por Covid-19, sendo três ocorridos nas últimas 24 horas e um óbito foi encerrado por critério laboratorial, elevando para 4.031 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, neste domingo (27/09), foram registrados 25 sepultamentos e oito óbitos em domicílio. Outras 16.558 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 12,11% dos casos confirmados ativos.

Internações diminuem timidamente

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 310 pacientes internados, sendo 193 em leitos clínicos (68 na rede privada e 125 na rede pública), 114 em UTI (55 na rede privada e 59 na rede pública) e três em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Há uma discreta melhora no quadro de internações no estado. No domingo, eram 339 pacientes internados no total, sendo 109 em UTI. A diminuição de pacientes em leitos clínicos e aumento em UTI sugere a piora de alguns deles. No entanto, a taxa de ocupação de leitos ainda é alta. Cerca de 73% dos leitos de terapia intensiva voltados para a Covid-19 no Amazonas estão lotados.

Há ainda outros 76 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 49 estão em leitos clínicos (26 na rede privada e 23 na rede pública), 23 estão em UTI (14 na rede privada e nove na rede pública) e 4 em sala vermelha.

Aglomerações

A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), fechou 22 estabelecimentos comerciais e autuou outros 15, entre a última sexta-feira (25/09) e o domingo (27/09), em Manaus. A ação visa fiscalizar o cumprimento do novo Decreto nº 42.794, com as novas medidas complementares para enfrentamento à Covid-19 no estado.

De acordo com a CIF, foram fiscalizados 62 estabelecimentos situados em diferentes zonas de Manaus. Na sexta (25/09), os estabelecimentos da Praça do Eldorado, localizado na zona centro-sul da capital, bares e restaurantes foram orientados a encerrar suas atividades após as 22h, horário limite de funcionamento do setor. Já na noite de sábado (26/09), 11 locais foram fechados e seis autuados pelos agentes. No domingo (27/09), mais cinco estabelecimentos foram notificados pelos órgãos fiscalizadores.

Lockdown

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), em entrevista ao canal CNN se colocou favorável ao lockdown na capital do Amazonas por acreditar que a medida pode ajudar a frear uma eventual segunda onda da Covid-19, mas cobrou apoio do governador Wilson Lima (PSC).

“Gostaria de decretar lockdown, mas tem que ver com o governador. É coisa para ele entrar junto. Aceito o lockdown por entender que isso pode matar de vez a ameaça de uma segunda onda, que seria catastrófica”, afirmou.

Com informações e foto da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: