Mais 305 profissionais de educação do Amazonas testam positivo para a Covid-19

0

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Secretaria de Estado de Educação afirmaram em comunicado que mais 5.154 servidores da educação da rede pública estadual que atuam no Ensino Médio passaram por testes para Covid-19.

Segundo os dados do relatório do órgão responsável pelas testagens e monitoramento do novo coronavírus no estado, mais 305 desses profissionais tiveram diagnóstico positivo de infecção recente (IgM). Ou seja,5,9% estavam no período de transmissão ativa da doença. Entre os casos de IgG, que indicam a contaminação antiga, foram identificados 1.465 casos.

De acordo com relatório da FVS-AM finalizado com as informações de 18 de agosto a 8 de setembro, os números indicam que, dos casos notificados como IgG, a provável infecção do vírus se deu por meio de transmissão comunitária, possivelmente entre os meses de abril, maio e junho, no auge da pandemia em Manaus, no período de recesso escolar.

De acordo com os dados da vigilância ativa, até 4 de setembro, 204 casos foram notificados por gestores de 87 escolas, via aplicativo Sasi. Desse total, 140 receberam visita domiciliar da equipe de vigilância, e 46 não atenderam as ligações para agendamento da visita. Outros 12 professores não foram encontrados em suas casas, o que significa que tais pacientes, que podem estar em fase de transmissão, não estão atendendo às recomendações do isolamento domiciliar.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui