Orquestra de Violões do Amazonas se apresenta pelo projeto ‘A Arte Agradece a Vida’

0

No segundo concerto da programação do projeto “A Arte Agradece a Vida”, que homenageia os profissionais de saúde do Estado atuantes na linha de frente da pandemia da Covid-19, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) volta aos palcos do Teatro Amazonas, neste sábado (8/8), às 20h, com o espetáculo “Ovam 20 anos”, que traz uma retrospectiva da trajetória do grupo. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde.

Com transmissão ao vivo pelas páginas de Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e do Governo do Amazonas (@GovernodoAmazonas), o concerto conta com uma plateia reduzida de profissionais da saúde convidados. A Ovam também se apresentará em formato reduzido, com oito violonistas, um soprano, um percussionista, além do maestro Davi Nunes, em recomendação às orientações de prevenção a Covid-19. 


“Em comemoração aos 20 anos da Ovam, faremos uma mescla de todos os repertórios que desenvolvemos desde a nossa formação, então, teremos uma retrospectiva com músicas das nossas primeiras até as últimas apresentações, realizadas antes da pandemia”, explica Nunes. “Como temos um repertório variado, do popular ao erudito, teremos MPB, música internacional, regional, pop, erudita de vários períodos, estilos e gêneros”.


Com cerca de uma hora de duração, sem intervalos, “Ovam 20 anos” apresenta obras de artistas como Djavan, Tom Jobim, Chico da Silva, Roberto Menescal, Teixeira de Manaus, Dowland, Telemann, entre outros. 

“A Arte Agradece a Vida” – Em agosto, o projeto realizado pelo Governo do Amazonas,  homenageia, com uma série de ações no Teatro Amazonas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais, que atuam na pandemia de Covid-19.

Entre as atividades estão o acesso a concertos, entrega simbólica de uma placa que ficará no hall do espaço cultural, que também vai receber iluminação na cor verde; e gratuidade em visitas turísticas.

Gratuidade –  O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, explica que os trabalhadores da área da saúde podem fazer o agendamento on-line no Portal da Cultura ou no aplicativo Cultura.AM e apresentar a identificação funcional na bilheteria do espaço para ter acesso à gratuidade no Teatro Amazonas.

“As portas da nossa casa estão sempre abertas e, nesse momento, queremos homenagear os profissionais da saúde que salvaram vidas e foram tão importantes para que pudéssemos chegar à condição em que o estado se encontra agora”, afirma o titular da pasta. “Esperamos retribuir à altura todo empenho desses trabalhadores no combate à pandemia e, principalmente, contribuir para que essa luta seja sempre valorizada”.

O patrimônio histórico funciona de terça a sábado, das 9h às 15h. O roteiro de visitação inclui o Hall, Salão de Espetáculos, Saleta de Arquitetura e órgão eletrônico, maquete de Lego do Teatro Amazonas, Salão Nobre e varanda frontal, sala de exposição e camarim de época. Cada etapa do roteiro tem entre três a cinco minutos, com exceção do Salão de Espetáculos, com tempo previsto de nove minutos.

Concertos  – No dia 13 de agosto, a Amazonas Filarmônica traz o espetáculo “Mendelssohn & Gounod”, da Série de Câmara 2020.

A Orquestra de Câmara do Amazonas exibe, no dia 15, “Concertos Grossos de Georg Friedrich Händel”; e no dia 20, a Amazonas Filarmônica traz “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven.

Já o Corpo de Dança do Amazonas sobe ao palco no dia 22, com “Vazantes”, uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes, com direção de Mário Nascimento.

No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros e, no dia 31, a Amazonas Band encerra a primeira temporada de lives com o Concerto comemorativo de 20 anos do grupo.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Foto: Michael Dantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui