Opinião

Bolsonaro ameaçou um golpe? Estou chocado! Quem poderia imaginar?

Matéria da Revista Piauí desta quarta-feira (05) mostra que em reunião no Palácio do Planalto no dia 22 de maio, o presidente Jair Bolsonaro havia decidido dar um golpe de Estado e enviar tropas para fechar o Supremo Tribunal Federal. Isso aconteceu após o ministro Celso de Mello consultar a Procuradoria da República sobre a possibilidade de perícia no celular do presidente durante investigação de interferência na Polícia Federal, após acusação do ex-ministro Sérgio Moro. A única surpresa nessa história toda é a surpresa de muitos membros da opinião pública quanto ao acontecimento.

Alguém ainda é ingênuo o bastante para achar que Bolsonaro não quer dar um golpe de Estado? Ou que o “Acabou, porra” ou o “as forças armadas estão com o povo” era apenas um desabafo? Ou mesmo que, dentro do Palácio do Planalto não se conversa seriamente hoje sobre essa possibilidade? É provável que exista um grupo de WhatsApp dos filhos do presidente e ministros chamado “Preparativos para o golpe”. Desculpa, mas esse nível de ingenuidade agora é mais perigoso do que as ameaças do Bolsonarismo.

Bolsonaro já percebeu que o caminho para o golpe não será por fora do sistema, mas por dentro. Por isso o aparelhamento descarado do Ministério da Justiça, da Procuradoria da República e da Polícia Federal. Por isso articula com o Centrão para conseguir eleger os presidentes da Câmara e do Senado. E busca desesperadamente a reeleição, sabendo que poderá indicar até quatro ministros do STF se conseguir. Por trás de tudo isso, a motivação sempre foi uma só: tornar-se um ditador.

Enquanto parte da opinião pública ainda se espanta com o que está mais do que provado, Bolsonaro avança. Agora em silêncio, sem provocar. O que o torna muito mais perigoso. Ao invés de se surpreender com o óbvio, é preciso cobrar quem pode (e tem o dever) de agir contra essa escalada. Câmara, Senado e STF precisam ser responsabilizados sobre isso, ao invés de só reagirem quando são ameaçados. Até porque, se o golpe acontecer, serão os primeiros a ser presos.

Foto: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: