Brasil

Abraham Weintroub deixa o país antes de ser exonerado do Ministério da Educação

O Diário Oficial da União, em edição extra publicada neste sábado (20), trouxe o decreto de exoneração a pedido do ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub. Na última quinta-feira (18), Weintraub anunciou sua saída do MEC, que estava sob seu comando desde abril de 2019. No inicio da manhã de hoje, Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro, disse pelo Twitter que Abraham já está nos EUA. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação.

Na postagem, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, ele afirmou que foi convidado pelo chefe do Executivo a assumir um cargo de diretor no Banco Mundial, que tem sede em Washington, nos Estados Unidos.

O ex-chefe da Educação vinha dizendo que ele e sua família estavam sofrendo ameaças e ontem (19) pelo Twitter disse que pretendia deixar o país o mais rápido possível. O fato é que a insatisfação com o agora ex-ministro era grande, tanto no Congresso, quanto no STF e na ala militar do governo. Weintroub protagonizou atritos envolvendo o Enem, o Fundeb, método de escolha de reitores e resistiu a negociação de cargos no governo.

Weintroub é alvo de investigação do Supremo por ter defendido, em reunião ministerial de 22 de abril, que os ministros da mais importante corte do país fossem presos, além de tê-los chamado de “vagabundos”. No último domingo (14), Weintraub participou de ato contra o Supremo Tribunal Federal, quando repetiu o xingamento. “Já falei a minha opinião, o que faria com esses vagabundos”, disse. O fato foi considerado a gota d’água para a demissão do ministro, que também responde no STF por suposto crime de racismo.

O nome de quem assumirá a pasta da Educação ainda não foi divulgado.

Foto: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: