Amazonas

Fim do isolamento no AM só com o achatamento da curva, afirma governo

As medidas de restrição social para o combate ao avanço do novo coronavírus estão em vigor no Amazonas desde 16 de março. Passados mais de de dois meses e com a marca de mais de 22 mil casos da Covid-19, doença causada pelo vírus, ainda não há sinais de que seja possível sair oficialmente do confinamento, previsto inicialmente para o último dia 14, mas adiado diante do número ainda preocupante de novos casos.

A saída da quarentena só acontecerá, segundo o governo do Estado, quando a curva de casos cair. Em comunicado ao Vocativo.com, o governo afirmou que o único critério é achatamento da curva de disseminação da doença. Segundo as autoridades, um novo plano de reabertura está, ainda, em construção e só será divulgado quando o comitê científico apontar queda sustentável de casos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu seis critérios para flexibilização do isolamento social. São eles:

1) Transmissão do vírus controlada; 2) Sistemas de saúde com capacidade de detectar, testar, isolar e tratar todas as pessoas com coronavírus e os seus contatos mais próximos; 3) Controle de surtos em locais especiais, como instalações hospitalares; 4) Medidas preventivas de controle em ambientes de trabalho, escolas e outros lugares onde as pessoas precisam ir; 5) Manejo adequado de possíveis novos casos importados; 6) Comunidade informada e engajada com as medidas de higiene e as novas normas;

O Amazonas registrou 1.219 novos casos, nesta terça-feira (19/05), totalizando 22.132 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Foram confirmados por exame laboratorial mais 80 óbitos pela doença, elevando para 1.491 o total de mortes. Um total de 22 óbitos ocorreram nas últimas 24 horas.

Foto: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: