Muitas pessoas querem “voltar ao normal”. Isso não pode acontecer. O antigo normal causou tudo isso. E se esse “normal” continuar, vai literalmente acabar com a raça humana.
Era parte desse normal desmatamento e o consumo desenfreado de carne animal. Ambos causam a invasão de ecossistemas e o contato entre espécies que favorece o salto de vírus que causam pandemias.
Era parte desse normal a concentração de renda e exclusão social, que impede que pessoas de ter acesso a direitos básicos como a higiene e uma fonte de renda que os permitisse o isolamento.
Era parte desse normal a falta de acesso a informação e a educação, que torna a palavra de médicos e cientistas completamente inacessível a muitos. E os torna alvos fáceis de políticos inescrupulosos e genocidas.
Era parte desse normal a degradação do meio ambiente, que vai acabar com nosso ar, nossa água, nosso alimento e vai proporcionar crises que nos farão ter saudade dos dias de hoje.
O inferno que muitos estão sentindo agora era apenas o cotidiano de muita gente. A única diferença é que ele era apenas mais confortável para se abrir mão dele.
O antigo normal não pode voltar. Não deve.
Foto: EBC