Amazonas

Em quatro meses, mortes de Covid-19 superam as por SRAG’s em todo o ano de 2019 no AM

Em menos de quatro meses, o Amazonas registrou mais mortes por Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, do que por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG’s) em todo o ano de 2019. A constatação foi feita em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17) via redes sociais pela titular da Secretaria de Saúde do Estado (Susam), Simone Papaiz e pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, durante atualização dos números da pandemia do novo coronavírus no Estado.

Segundo dados da FVS-AM, o Amazonas registrou o total de 89 óbitos SRAG’s em todo o ano de 2019, número já considerado alto pelas autoridades de saúde. No entanto, o número de vítimas da Covid-19 até esta sexta já é de 145 vítimas. E como há 34 óbitos em investigação como possíveis casos, é provável que o total de mortes em decorrência do novo coronavírus seja o dobro em alguns dias.

Falta de EPI’s

Durante a entrevista, a secretária Simone Papaiz confirmou a falta e a dificuldade de abastecer as redes de saúde com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). “Esses materiais estão em falta no mundo todo. Estamos trabalhando diariamente pra tentar suprir essa demanda, mas é uma dificuldade muito grande. Eles precisam ser usados racionalmente neste momento”, afirmou.

Semanas dramáticas

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, disse ainda não ser possível fazer uma estimativa da curva de casos no Amazonas, mas fez uma ressalva: “Não há como saber porque as pessoas ainda estão nas ruas. Mas sabemos que nas próximas quatro semanas, teremos um aumento substancial tanto no número de casos, quanto no número de mortes”, lamentou.

Foto: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: