Amazonas

Ministério da Saúde envia primeiros profissionais voluntários para Manaus

Ministério da Saúde envia nesta quinta-feira (16) os primeiros profissionais de saúde voluntários da Força Nacional do SUS. Ao todo, são cinco médicos e 12 enfermeiros de seis estados (RJ, GO, DF, MG, SP e TO), que vão reforçar o atendimento na capital do Amazonas. O município de Manaus encontra-se com capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite, devido à pandemia da COVID-19. O grupo participou, nesta quarta-feira (15), no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UNB), de treinamento com foco em noções de proteção profissional, para evitar a contaminação pelo vírus durante o atendimento aos pacientes infectados ou com suspeita.

“Esses profissionais foram selecionados e irão representar o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, no apoio ao combate da COVID-19. Eles estarão à disposição da Secretaria de Saúde e atuarão nos hospitais de referência do Amazonas. O gestor local definirá onde esses profissionais podem ajudar”, disse a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU/SAES) do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira.

Esse é o primeiro envio de profissionais que o Ministério da Saúde faz para auxiliar os estados e os municípios nas ações de enfrentamento ao coronavírus. A medida visa aumentar a capacidade de atendimento à população em decorrência da pandemia. Os 17 médicos e enfermeiros que seguem para Manaus fazem parte dos mais de 8,2 mil profissionais de saúde do país, que se voluntariaram, até o dia 19/03, para integrar a Força Nacional do SUS, para o combate ao coronavirus.

Antes de embarcar, os 17 profissionais receberam treinamento de 06 horas, ministrado por profissionais do Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O curso contemplou procedimentos, como ressureição cardio- respiratória, entubação em vias aéreas difíceis, ventilação mecânica, cuidados com o corpo, triagem e classificação, paramentação e desparamentação.

O curso, executado pela equipe do Laboratório de Simulação Realística do HUB-UnB-EBSERH, teve como objetivo fazer o treinamento nos protocolos de Manejo Clínico aprovados pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, os profissionais chegam no território com mais ferramentas para uma atuação mais segura”, destaca o diretor do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGETS/MS), Alessandro Vasconcelos.

A médica pneumologista do HUB e professora da UNB, Verônica Amado, e a gerente de Ensino e Pesquisa, Dayde Lane Mendonça, participaram do treinamento e da capacitação dos profissionais, e destacaram a importância do treinamento especifico para COVID-19. De acordo com elas, o quadro viral aparece muito rápido e com caraterísticas especificas, exigindo que o profissional tenha as informações necessárias, no sentido de reconhecer essas peculiaridades mais rapidamente.

“O objetivo do treinamento é que o profissional reconheça com mais facilidade o paciente com a COVID-19 e saiba como se proteger durante sua ação, para que não se contamine e consiga continuar cuidando de outros paciente e de si. Também é importante que esses profissionais saibam fazer o manejo correto da ventilação mecânica, já que os pacientes que precisam desse suporte têm comportamento diferente em relação a outras condições de insuficiência respiratória”, destacou a médica Verônica Amado.

Hospital de campanha

Além de envio de médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde agiliza a montagem de um hospital de campanha na capital amazonense para atendimento às populações indígenas, nos mesmos moldes do que está sendo construído em Águas Lindas (GO), com capacidade para 200 leitos.

Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. Foto: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: