Amazonas

Com mais uma morte confirmada, Amazonas chega a 260 casos do novo coronavírus

Com 31 novos casos confirmados, o Amazonas contabilizou 260 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) no início da tarde desta sexta-feira (03). A atualização foi feita via redes sociais pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto e pelo secretário estadual de saúde, Rodrigo Tobias.

Durante a coletiva, mais uma morte foi confirmada. Assim, o Amazonas tem agora sete mortos em decorrência da covid-19, sendo 4 em Manaus e 3 no interior. Ainda na manhã desta sexta foram confirmadas outras duas mortes. Há ainda três óbitos em análise como possíveis casos.

Dos 260 pacientes infectados, 232 são de Manaus e 28 são do interior. Foram diagnosticados casos em Parintins (3 casos – 1 morte), Manacapuru (10 casos – 2 mortes), Itacoatiara (4), Santo Antônio do Içá (4), Boca do Acre (1), Anori (1), Novo Airão (1), Careiro da Várzea (1) e Tonantins (3).

Dos pacientes infectados, 174 estão isolados em ambiente domiciliar e 600 aguardam resultados dos testes. Há 39 pacientes internados, sendo 25 na rede privada e 14 no Hospital Delphina Aziz, zona Norte de Manaus. Desses, 17 pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 12 na rede particular e 5 no Delphina Aziz.

Pico entre abril e maio

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, o número de casos em análise pulou de 160 para 600 em 24 horas. Segundo as estimativas da entidade, o pico da doença será entre as duas últimas semanas de abril e o início de maio.

Colapso

O Secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, confirmou a fala do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de que o sistema de saúde do Amazonas pode acontecer a qualquer momento, dependendo do número de casos. “Nosso sistema é limitado. Estamos em uma pandemia que afeta todos os sistemas de saúde do mundo. O colapso pode acontecer na próxima semana ou no final do mês, dependendo da quantidade de casos que o sistema vai receber”, alertou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: