Amazonas

Manaus registra maior volume de chuva em 2020

Com a chuva forte caiu no começo da manhã desta segunda-feira (23), Manaus registrou o maior volume de chuva este ano. No período de 24 horas desde as 9 horas do domingo (22) até as 9 horas desta segunda, pelo horário de Brasília. Foram 140,8 mm acumulados neste intervalo, segundo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior de maior chuva em 24 horas desde ano era de 113,4 mm ocorridos entre os dias 20 e 21 de janeiro.

O primeiro balanço fechado às 10h, desta segunda-feira, 23/3, pela Central de Emergência 199 da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, da Prefeitura de Manaus, registra 42 ocorrências ocasionadas pela forte chuva que, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já ultrapassa os 111 milímetros para a cidade de Manaus. O Departamento de Operação informa que não há vítimas nas referidas ocorrências e que o Disk 199 está em funcionamento 24h.

Chuva de março supera a média

Em poucas horas, Manaus recebeu praticamente a metade da média de chuva para todo o mês de março. Por causa do temporal desta segunda-feira, a chuva de março sobre Manaus superou a média. Segundo o INMET, o total em março, até 9h do dia 23 (hora de Brasília) foi de 356,6 mm 19% acima da média para o mês que é de 300 mm.

Previsão

Áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Amazonas no decorrer da semana. A previsão é de muitas nuvens e chuva qualquer hora nesta terça-feira, 24 de março. Há risco de chuva moderada a forte. A partir da quarta-feira, 25, e até o fim da semana, os períodos com sol aumentam e as pancadas de chuva vão se concentrar à tarde e à noite.

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou, acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados. Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: