Brasil

Por que Guedes na CCJ não agradou os investidores?

Era bastante esperada a ida do Ministro da Economia, Paulo Guedes, a CCJ, para defender a Reforma da Previdência, mas a falta de articulação do governo acabou pesando sobre o discurso, deixando os investidores cautelosos, pois esperavam algo mais firme e em um tom mais conciliador. Especialistas do mercado financeiro, explicam quais os motivos da queda da bolsa e subida do dólar.

“Após quatro quedas seguidas do dólar, ontem, 03 de abril, tivemos uma alta. Com isso conseguimos perceber nitidamente qual a relação do mercado com a aprovação da Reforma da Previdência. Fica claro o quanto os negócios estão sendo influenciados no curto prazo pela expectativa em relação a esse andamento. A influência fica clara quando na manhã inteira o dólar operou no plano negativo e quando começou a discussão na CCJ, o mercado disparou e fechou em alta. Mesmo assim o mercado ainda está apreensivo. O Ministro Paulo Guedes começou muito bem ontem fazendo uma apresentação bastante técnica, mas acabou caindo na provocação dos deputados, colocando em dúvida o papel dele de ministro responsável pela articulação política, que também é necessária. Nesse momento parece que o governo novamente, expõe sua absoluta fragilidade, não só por conta da exaltação do Paulo Guedes em alguns momentos, mas também pela falta de uma frente de deputados do governo, tentando coibir as provocações ao ministro”, explica Fernando Bergallo, Diretor de Câmbio da FB Capital.

“Paulo Guedes desagradou o mercado ontem com a sua ida à CCJ, não por algo que ele disse, mas porque novamente ficou claro a falta de apoio dos deputados para enfrentar a oposição, o que gerou momentos de fortes discussões com alguns deputados. Essas exaltações elevam a tensão do mercado e colocam em dúvida se o governo terá o apoio necessário para aprovar a Reforma da Previdência. O mercado tem plena confiança na capacidade técnica de Guedes, mas para passar a reforma é necessária também a articulação política”, ressalta Daniela Casabona, Sócia-Diretora da FB Wealth. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.