Cotidiano

Bosque da Ciência promove programação especial para pais e filhos neste domingo

Com o microscópio de papel é possível observar grão de pólen, bactérias vivas e pequenos organismos presentes na natureza

Para a tarde deste domingo (12), Dia dos Pais, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) preparou uma programação especial que vai aguçar ainda mais o desejo de “exploração científica” por parte de muitos filhos e pais. Em uma oficina o projeto americano Foldscope vai ensinar os participantes a montarem um microscópio de papel que amplia até 1.500 vezes o tamanho real e depois cada um poderá “ir a campo” para observar pequenos organismos presentes no Bosque da Ciência.

O microscópio de papel de baixo custo é portátil, durável e fornece uma qualidade ótica semelhante aos microscópios de laboratórios de pesquisa convencionais. Bactérias vivas, gotinha d’água, grãos de pólen, bactérias vivas, pequenos insetos e fragmentos de folhas podem ser vistos com o instrumento.

Compatível com smartphones, o microscópio vem com um ímã para ser acoplado na lente da câmera do celular, permitindo que a imagem observada seja vista ampliada no aparelho móvel. A reprodução facilita mais de uma pessoa compartilhar da experiência ao mesmo tempo.

Criado em 2014, o projeto Foldscope produz ferramentas científicas de baixo custo e acessíveis, expandindo o acesso à ciência por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. No Inpa, a atividade será direcionada a pessoas a partir de dez anos de idade. Será realizada das 14h às 18h, no Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do instituto, localizado na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona sul de Manaus.

De acordo com a coordenadora de Extensão do Inpa, Rita Mesquita, ela conheceu o foldscope durante o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Florianópolis (SC), quando os inventores apresentaram o instrumento aos participantes. Nesta semana, o projeto e suas aplicações são apresentadas no Instituto Mamirauá, em Tefé (AM). Ambos recebem apoio da Gordon and Betty Moore Foundation.

“Vendo o potencial que isso tinha de despertar o interesse e a curiosidade dos jovens e das crianças pela ciência, fiz o convite para que eles tivessem essa experiência no bosque”, contou Mesquita. “Com vinda para a região já agendada, eles aceitaram o convite e ficaram muito felizes”, completou Mesquita.

Na oficina serão sorteados aos participantes alguns kits do microscópio de papel impermeável, que possui ainda aplicações para pesquisa e saúde pública, como diagnóstico de doenças por ter a mesma capacidade de ampliação de um microscópio científico.

O microscópio de papel possui duas versões dos kits: o kit individual e o kit de sala de aula, indicado para educadores e grupos. O microscópio na versão econômica custa um dólar e meio e os interessados podem adquirir por meio do site do Foldscope, no endereço https://www.foldscope.com .

Com informações da Ascom Inpa. Foto: Lailla Pontes
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.