Amazonas

FVS descarta H1N1 em pacientes vindos de Borba

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) descartou a possibilidade de contaminação pelo vírus H1N1 em seis pacientes vindos do município de Borba, distante 215 quilômetros de Manaus. Os resultados dos exames, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lancen), foram divulgados nesta quarta-feira (03/01) e deram negativo para o vírus da Influenza A.

Dos seis pacientes, apenas dois continuam internados no Pronto Socorro 28 de Agosto. Eles foram diagnosticados com pneumonite eosinofilica, que não é uma doença contagiosa. O grupo deu entrada na unidade de urgência e emergência no dia 1º de janeiro, após a transferência do município.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a pneumonite é uma reação alérgica e o tratamento é feito com antialérgico. “Todos os exames deram negativo, mas apontaram a pneumonite. Com isso, já iniciamos o tratamento com antibiótico antialérgico e estamos dando toda a assistência para liberar as duas pessoas que ainda estão internadas”, ressaltou Bernardino.

Quadro estável – Bernardino explicou ainda que os dois pacientes internados têm estado de saúde estável e estão em observação. Após a alta, ambos devem ser acompanhados com tratamento ambulatorial. Os últimos casos de H1N1 no estado foram registrados em 2016.

Durante todo o ano de 2017, nenhum caso de gripe H1N1 foi registrado no Amazonas. A suspeita foi levantada devido à semelhança entre os sintomas como febre, dores no corpo, dificuldade na respiração, tosse, entre outros. Além disso, o inverno amazônico é a época mais propícia à manifestação do vírus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s