O vereador Dione Carvalho (Patriota) prometeu criar um Projeto de Lei (PL) que restrinja a entrada de pessoas de baixa renda nos shoppings da capital do Amazonas. A “promessa” aconteceu durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta terça-feira (09/08/2022). O motivo, segundo o parlamentar, seria a intimidação que pessoas em situação de vulnerabilidade causariam em quem se nega a dar dinheiro a elas nesses estabelecimentos.
“Nós vamos [ao shopping] com o intuito de ter mais segurança, conforto e tranquilidade, mas infelizmente isso não acontece, porque quando você está sentado com a sua família esperando, vem alguém lhe pedindo alguma coisa. E se você não der aquele dinheiro, eles xingam a gente”, disse o vereador, que ainda usou como outra justificativa casos de violência. “Isso sem contar o encontro de jovens, galeras e grupos dentro dos shoppings. Infelizmente temos que tomar uma decisão”.
O parlamentar, no entanto, não deu mais detalhes da ideia e não apresentou qualquer dado estatístico ou levantamento que justifique a decisão. Dione afirmou ainda que fará o levantamento para apresentar o projeto na próxima semana. Procurada pelo Vocativo, a assessoria do vereador não retornou o contato até o fechamento desta matéria.
Segundo dados são da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada em dezembro de 2021 pelo IBGE. Cerca de 505,3 mil pessoas ou 12,5% da população do Amazonas vivia em extrema pobreza monetária em 2020, ou seja, com menos de R$155 reais por mês. Mais de 1,79 milhão ou 44,5% dos amazonenses, viviam em situação de pobreza, com menos de R$450 por mês.
Fala sério, vereador!!! A insegurança quem causa são os políticos corruptos como o senhor, que só pensam nos próprios interesses.