O volume de vendas do comércio varejista no Amazonas caiu 1,5% em agosto, na comparação com o mês anterior (-2,8%), registrando a terceira taxa negativa consecutiva. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (06/10/21) pelo IBGE.
Houve queda, também, na comparação com o mesmo mês do ano passado (-11,2%). Mas, apesar desses resultados negativos, no ano, o varejo do Estado ainda acumula crescimento de 1,8% e, nos últimos doze meses, as vendas cresceram 5,5%.
O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 3,1% em agosto, na comparação com o mês anterior (2,7%). Mais da metade das atividades caíram no período. No ano, o varejo acumula alta de 5,1% e nos últimos doze meses, crescimento de 5,0%.
Também recuaram no período os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,7%), combustíveis e lubrificantes (-2,4%), móveis e eletrodomésticos (-1,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,0%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,9%).