Cotidiano

Varíola dos Macacos passa a ser chamada de MPox

Após uma série de consultas com especialistas globais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) começará a usar o termo “Mpox” como sinônimo da monkeypox, ou Varíola dos Macacos, como conhecemos no Brasil. Ambos os nomes serão usados ​​simultaneamente por um ano, enquanto “monkeypox” é eliminado.

A mudança veio após várias reuniões, públicas e privadas, onde vários indivíduos e diversos países levantaram preocupações e pediram à OMS que propusesse uma maneira de mudar o nome, que possuía estigma racista e ainda incentivava crueldade com animais.

Atribuir nomes a doenças novas e, muito excepcionalmente, a doenças existentes é responsabilidade da OMS sob a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Família de Classificações Internacionais de Saúde da OMS por meio de um processo consultivo que inclui os Estados Membros da organização.

A varíola humana dos macacos recebeu esse nome em 1970, depois que o vírus causador da doença foi descoberto em macacos cativos em 1958. De acordo com a OMS, novos nomes de doenças devem ser dado com o objetivo de minimizar o impacto negativo desnecessário de nomes no comércio, viagens, turismo ou bem-estar animal, e evitar ofender qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: